Quando?
Aos domingos, às 15h.
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Sobre esta prece:
Todos os seres vivos desejam ser felizes, mas, muitas vezes, deparam-se com obstáculos ou impedimentos, tanto exteriores como interiores, que frustram sua aquisição de felicidade. Impedimentos exteriores podem surgir de objetos animados (como seres humanos malevolentes ou animais selvagens) ou de objetos inanimados, como os quatro elementos exteriores (terra, água, fogo e vento), dos quais podem surgir terremotos, enchentes, incêndios destrutivos e furacões. Impedimentos interiores surgem de causas que estão em nosso corpo e mente. Se nossos quatro elementos interiores estão em um estado de equilíbrio harmonioso, nosso corpo é saudável, mas quando estão desequilibrados, nosso corpo experiencia uma variedade de problemas e doenças. Se nossa mente está repleta de pensamentos negativos e delusões (como apego desejoso, raiva e ignorância) experienciamos grande dano e sofrimentos como resultado. Eles nos impedem de mantes uma mente pacífica e também destroem qualquer felicidade que possamos ter obtido.
Os principais obstáculos que impedem nosso progresso à libertação e à iluminação podem ser resumidos como sendo os quatro maras – “mara”é uma palavra que, em sânscrito, significa “demônio”. Os quatro maras são: o mara das delusões, o mara dos agregados, o mara Senhor da Morte e o mara Devaputra. Qualquer um que conquiste completamente esses quatro maras é um Buda, ou “Conquistador”.
Todo sofrimento que experienciamos surge como resultado das nossas delusões (ou aflições mentais) e das ações que criamos sob sua influência. Assim como as delusões interrompem nossa felicidade e paz temporárias, elas também obstruem nosso progresso à felicidade suprema da libertação e da iluminação.
Nossos agregados contaminados são a natureza verdadeira do samsara e a base de todo o nosso sofrimento. Seremos incapazes de alcançar a libertação enquanto tivermos esses agregados.
O mara Senhor da Morte refere-se à morte descontrolada, comum, que nos priva da oportunidade de concluir nossa prática espiritual. A menos que tenhamos purificado totalmente nossas ações negativas e obtido firme controle sobre nosso corpo, fala e mente, não podemos estar confiantes de que, após a morte, não cairemos em reinos inferiores, onde a prática espiritual é impossível e escapar é muito difícil.
Os maras Devaputra são seres reais, como Ishvara Negro, que interferem em nosso progresso espiritual à libertação e à iluminação. Por exemplo, quando Buda Shakyamuni estava próximo de demonstrar a aquisição da iluminação sob a Árvore Bodhi, foram os maras Devaputra que tentaram perturbá-lo. Buda superou essas interferências por meio da força de sua concentração meditativa em amor.
Se quisermos alcançar felicidade temporária enquanto permanecemos no samsara, e se quisermos progredir sem obstáculos em direção à felicidade suprema da libertação e da iluminação, precisamos de um método especial para afastar e superar impedimentos, em geral, e os quatro maras, em particular. Esta sadhana contém tal método – uma prática que envolve a recitação e a contemplação do Sutra Essência da Sabedoria, ou Sutra Coração, e que pode ser utilizada para superar ambas as obstruções, exteriores e interiores, tanto para o nosso benefício quanto para o benefício dos outros. A última parte deste sadhana explica como fazer essa prática.
A medida do quanto seremos bem-sucedidos em superar obstáculos por meio dessa prática depende da força da nossa fé. Podemos aumentar nossa fé contemplando exemplos dessa prática, como quando o deus Indra superou a raiva e a inveja dos semideuses que o estavam atacando ou quando lama Ukarwa impediu a ameaça assassina de um praticante de magia negra. Relatos como esses, assim como uma explicação mais detalhada dos diferentes tipos de impedimentos, podem ser encontrados no livro Novo Coração de Sabedoria, que é um comentário ao Sutra Essência da Sabedoria.
Geshe Kelsang Gyatso, 1990
Esta prece acontece no CMK Rio em domingos alternados, sempre às 15h. Para conferir a programação de cada mês, acesse nosso calendário.